Dicas para quem vai montar um buffet infantil 

Muitos empreendedores que decidem se aventurar pelo ramo dos buffets infantis são marinheiros de primeira viagem e, por conta disso, necessitam da opinião de profissionais da área para que possam criar salões que atendam a todas as necessidades de seus clientes. Para eles, preparei um pequeno guia. São dicas importantes, que podem ser levadas em consideração na hora de se criar um espaço dedicado a festas.

COZINHA
Deve ser instalada a uma certa distância da área de convidados por uma razão óbvia: ninguém quer sair de uma festa com a impressão de ter sido defumado. Rssss. Outro aspecto importante é a proporção: cozinhas precisam ser espaçosas para garantir a boa circulação dos profissionais. Grandes bancadas ajudam no manuseio dos alimentos.

LIXO
Buffets infantis possuem alta rotatividade de eventos – e estes produzem uma quantidade enorme de lixo. Essa montanha de descartáveis e lixo orgânico precisa sair da vista dos convidados que virão a seguir. Lixo na fachada deprecia a imagem do salão.

FACHADA
Cuida-se da limpeza da fachada com o mesmo zelo com que se cuida da cozinha e dos banheiros. Jardins bem cuidados e calçadas limpas causam uma ótima impressão nos convidados.

BERÇÁRIO
É recomendável que exista uma área específica para as mamães que possuem bebês de colo. Quatro itens que não podem faltar nesta sala: fraldário, poltrona, berço e micro-ondas.

ACESSIBILIDADE
Convidados que possuam dificuldade de locomoção merecem ser tratados com muito respeito e uma dose extra de afetividade. Rampas e banheiros adaptados garantem o bem-estar de deficientes e idosos.

AR CONDICIONADO
Horário de verão, país tropical, aquecimento global… É preciso falar mais?

MANUAL PARA FORNECEDORES
Não basta estabelecer em contrato certas limitações. Em geral, regras tratadas entre buffets e clientes se perdem pelo caminho – e acabam não chegando ao conhecimento dos profissionais que trabalharão no evento (decoradores, DJs, bandas…). O ideal é produzir um manual técnico e encaminhá-lo por e-mail a cada profissional envolvido, evitando desentendimentos e improvisos. Esta manual pode conter uma lista do que “pode e o que não pode”, além das características de energia elétrica, dimensões, horários etc.

DIVERSÃO PARA TODOS
Buffets que focam suas atrações em uma única faixa etária tendem a trabalhar para um público limitado. O ideal é possuir brinquedos que agradem a todas as idades – e os adultos também devem fazer parte desta lista.

EQUIPES DE LIMPEZA
A festa deve terminar assim como começou: limpa. Garçons, cozinheiros, recreadores e seguranças são uma parte do staff. Mas não podemos esquecer dos profissionais da limpeza, que cuidam da organização do salão e dos banheiros enquanto a festa está acontecendo.

MESAS
Cada festa tem uma configuração de convidados. Algumas, são mais intimistas. Outras, grandiosas. Mesas e cadeiras leves facilitam o remanejamento do salão de uma festa para outra. E a limpeza também.

DEPÓSITO DE APOIO
Decoradores e músicos costumam transportar seus objetos em caixas. O problema é onde guardá-las enquanto a festa acontece. Uma sala de apoio aos profissionais contratados ajuda bastante no armazenamento das embalagens.

TOMADAS
Elas devem ser espalhadas por todos os cantos, pois serão utilizadas para os brinquedos eletrônicos, iluminação decorativa e DJs.

RESERVATÓRIO DE ÁGUA
Em meio à recente crise hídrica, presenciei um buffet tendo que lavar os copos de vidro dentro de uma piscina. Você certamente não vai querer passar por essa saia justa. Portanto, um reservatório é o ideal para os momentos de urgência.