Os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, orientados pela professora Maiara Alves, montaram um “Terrário” com bichinhos de jardim.
A montagem ocorreu em camadas, dentro de um recipiente de vidro. Primeiro uma de pedrinhas, outra de carvão vegetal e mais uma de terra adubada. No último andar, algumas mudas de grama. Depois da rega foram acrescentados os bichinhos, trazidos de casa pelas crianças, e a vedação com plástico.O ‘“Terrário”, depois de pronto, tornou-se um excelente recurso de observação do funcionamento da natureza. A ideia é reproduzir o meio ambiente vegetal para checar o ciclo completo da água. Quando a temperatura sobe, a água utilizada na rega que ainda está na terra, evapora e se junta à da transpiração das plantas, formando uma concentração de vapor. Como o recipiente está totalmente vedado, esse vapor se condensa e forma pequenas gotas que ficam nas paredes e no lacre, retornando para irrigar o solo. Além do ciclo da água, foi possível observar a vida existente dentro dele, que só foi possível graças ao oxigênio produzido pelas plantas através da fotossíntese.Anglo: Aqui se ensina. Aqui se aprende.