As crianças no nível I A, tiveram como tarefa de casa, levar para a Escola uma caixa de sapato vazia, com um brinquedo dentro.
Cada criança ficou encarregada de procurar em casa um brinquedo de acordo com a inicial solicitada (cada criança ficou com uma letra diferente, algumas trouxeram 2 letras para completar o alfabeto).
Chegando à escola, colamos as letras na caixa e montamos nosso “armário de brincar”.
Cada caixa representa uma letra, assim as crianças brincam com os brinquedos e depois guardam no lugar certo, exemplo: Lavínia brincou com o urso, depois ela guardará na letra U.
A proposta é:
- motivar a descoberta das letras, relacionando-as com os objetos e brinquedos;
- Percepção dos sons das letras;
- Usar os brinquedos na coletividade, trabalhando o egocentrismo.
Depois de tudo pronto, brincamos, guardamos e jogamos o bingo dos sons (a professora pega um brinquedo e diz a palavra ressaltando o som inicial, os alunos marcam através da pintura as letras que foram sorteadas).
Foi muito divertido e diferente, sempre que chegam à Escola já querem brincar no armário!